domingo, 25 de abril de 2010

Lançar na tese

Vantagens :
The Tower and the Cloud página 147

Contexto :
The Tower and the Cloud página 148

Lançar na tese

Vantagens Cloud Computing :

sábado, 24 de abril de 2010

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Metodologia

1 - Reunião com responsáveis pelo setor de estágio para definição dos relatorios e componentes dos mesmos

2 - Definição do ambiente em nuvem a ser adotado



x - reunião com os atores para fechamento do escopo do sistema

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PRÓXIMOS PASSOS PARA DEFESA DO PROJETO DE TESE

- Elaborar Mapa Conceitual

- Esgotar a discussão sobre Metodologia da pesquisa e bases teóricas da tese ainda.

- Decidir sobre co-orientação, fator MUITO importante.

- Aprovar o nome pela COMPOS.

- Publicar texto em Journal internacional (Seria muito bom que fosse aceito ANTES da defesa).

terça-feira, 6 de abril de 2010

Três erros com cloud computing que podem ser evitados pelas empresas

Quando decidem adotar soluções de computação na nuvem, muitas companhias não estão atentas a aspectos óbvios que podem causar problemas para suas operações
Infoworld/EUA

Publicada em 12 de março de 2010 às 17h49



Empresas e pessoas que estão aderindo à computação na nuvem estão fazendo algumas coisas corretamente e muitas outras de forma errada. Veja aqui os três erros mais comuns e saiba como evitá-los.

1- Não considerar a nuvem pública
Você ama cloud computing e seus servidores. Então, você está indo diretamente para nuvens privadas, sem ao menos considerar as alternativas públiacs. Embora a cloud privada seja uma grande solução em muitos casos, deixar de lado sem nem mesmo avaliar as opções públicas pode significar perda de oportunidades para alavancar soluções sob demanda e capacidade de baixo custo.

O fato é que nuvens públicas provêm escalabilidade - e também no modelo pague por serviço. Assim, no caso de processos que ocorrem em alguns dias do mês ou em épocas com grande sazonalidade (como compras de fim de ano), o uso de nuvens públicas, mesmo que seja apenas para prover capacidade adicional em alguns momentos, pode ser uma boa alternativa.

2- Preocupações com segurança e governança
Embora seja preciso considerar tanto segurança quanto governança de forma sistêmica, muitas empresas olham para os temas apenas depois de adotar uma solução de cloud computing, seja ela privada, pública ou híbrida. O problema é que você não pode simplesmente colocar uma camada de segurança e governança sobre a nuvem, ela deve ser considerada a partir do nível um do planejamento da arquitetura.

3- Falta de estratégia de continuidade de negócios
Apesar de muitas soluções de cloud computing oferecerem boa elasticidade e sites standby, é sua responsabilidade planejar a continuidade do serviço em seus sistemas, na nuvem ou no modelo tradicional. Não cabe ao seu provedor de cloud computing fazer esse trabalho. Além disso, você deve pensar sobre o que poderia acontecer se seu provedor desligar, cair ou fechar.

Houve algumas grandes interrupções em 2009 e deveremos ver mais em 2010. O que ocorreria se essa interrupção afetasse você por dias ou semanas, em vez de horas? Como você daria continuidade a seus negócios? Você precisa de um plano para solucionar essa questão, incluindo armazenar versões atuais de seus dados em sistemas de backup que possam manter a empresa funcionando.

Além das interrupções, é necessário considerar o que você faria se seu provedor de cloud computing fechar sem aviso prévio. E o que você faria se o serviço fosse bloqueado, devido a erros de cobrança ou se o provedor considerar que você usa a nuvem para violar alguma regra?

Essas são questões óbvias, se você me perguntar. Claramente, esses erros você pode evitar.
(David Linthicum)


Fonte: http://cio.uol.com.br/gestao/2010/03/12/tres-erros-com-cloud-computing-que-podem-ser-evitados-pelas-empresas/