segunda-feira, 1 de março de 2010

Futurólogo alemão avalia papel das mídias sociais

São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Futurólogo alemão avalia papel das mídias sociais Para Gerd Leonhard, Twitter e assemelhados completam ação de meios tradicionais, como a TV
MARINA LANG
DA FOLHA ONLINE

As mídias sociais, como Twitter e Orkut, deverão crescer mais que os meios de comunicação tradicionais, como a TV e o rádio, prevê o pensador alemão Gerd Leonhard, considerado pelo "Wall Street Journal" como um dos mais importantes futurólogos do mundo. Autor de "Friction is Fiction: The Future of Content, Media & Business" (2009), esse especialista em redes sociais está hoje em São Paulo, onde participa de conferência. Na semana passada, Leonhard, 49, deu entrevista por e-mail à Folha. Confira a seguir um destaque da conversa.


 

FOLHA - Qual é o papel das mídias sociais?
GERD LEONHARD -
Twitter, Facebook e Google Buzz são um pouco como redes sociais de notícias. São mais descentralizados e fazem uma companhia perfeita para a mídia tradicional. A TV e o rádio têm largo alcance, mas eles deverão ter que lidar com uma fragmentação completa da sua audiência, e eles realmente terão que abraçar a mídia social (e a troca de ideias que ocorre ali) ou deixarão de ser importantes, cedo ou tarde.
Todo o crescimento será na mídia social, móvel, em tempo real e de vídeo, não na TV e no rádio; meu prognóstico é um aumento em 50% na receita nesta direção. Levou muito tempo, mas quando isso acontecer (entre 18 e 24 meses) será muito maior do que qualquer coisa que nós antecipamos.
Para negócios, a mídia social é simplesmente uma gestão de relacionamento com o cliente, isto é, a maioria do marketing, das relações públicas e das operações tradicionais desse serviço vão ser substituídas pelas mídias sociais. Marcas vão conversar com seus consumidores via Twitter, Facebook, Buzz ou Orkut. No lugar da comunicação em massa cara, regada por campanhas, a maioria das empresas vai mudar para o marketing de engajamento, atraindo pessoas com valores vigentes, e a mídia social é perfeita para esse tipo de ação!

LEIA a entrevista completa em www.folha.com.br/circuitointegrado


Texto Anterior: Diversão: Porco-espinho é destaque em corrida cheia de estrelas
Próximo Texto: Blog da Muriel
Índice
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário